Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a culinária japonesa?
O Harumaki nada mais é do que rolinhos fritos com recheios variados. A comida é frita, feita com legumes da primavera enrolados numa capa de farinha de trigo. Tradicionalmente, serve-se a comida na primavera. Hoje em dia, em todas as estações é servido, com molho agridoce.
Robata: Séculos atrás, no Japão, pescadores saciavam a fome preparando seus pescados no próprio barco. Eles limpavam, espetavam e grelhavam o peixe no mar. Quando encontravam outros barcos, dividiam a refeição, passado o espetinho, via remo, para o vizinho. Assim nascia o robata yaki, que significa algo como o cozinheiro preparar a comida na frente do cliente.
Você sabe o que é sushi?
Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados.
Missô, também grafado miso, é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiru, dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.
O sashimi são as fatias de peixe cru que são servidas acompanhadas de shoyu e pasta de raiz forte.
O makimono é um enrolado de alga com arroz e recheios variados!
Tempura é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.
O Sunomono são algumas iguarias temperadas com vinagre e açúcar, geralmente ingredientes como verduras, algas, peixes ou frutos do mar. Geralmente são os pratos de entrada.
Uramaki (enrolado ao contrário). 裏巻き. Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. No Japão, "rolo invertido" seria, na verdade, gyakumaki
Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes